Reclamações na Amazon: O que causam e o que você precisa saber
- Time Corporation
- 17 de jan. de 2022
- 2 min de leitura

À medida que as vendas online continuam ganhando popularidade, muitas empresas se entregam à plataforma de vendas da Amazon. Seguindo um conjunto de padrões de alta conformidade com os Termos de Serviço da Amazon, os vendedores precisam oferecer o melhor atendimento ao cliente e produtos de qualidade para conseguir vender lá.
Ainda que você esteja de acordo com as políticas da Amazon e faça com que seus produtos sejam comprados, os compradores podem deixar reclamações negativas, o que pode fazer com que sua conta de vendedor Amazon seja suspensa caso essas reclamações sejam constantes.
Por isso, é importante que você esteja ciente de como funcionam as reclamações e quais são as mais frequentes, para que sua loja e sua conta estejam sempre evitando fazer o que os clientes e a Amazon não aprovam.
Reclamações de itens não autênticos: São as que dizem sobre a má qualidade do produto. Produtos estragados, arranhados, vencidos ou que não condizem com o anunciado. Por isso, venda apenas produtos de fornecedores e distribuidores que tenham seus certificados de autenticidade, e sempre faça anúncios claros e que sejam condizentes com o produto vendido.
Produto não veio conforme descrito: Esta reclamação é tão importante que deve ser colocada em um ponto específico. Sempre monitore o catálogo e assegure-se de que os produtos vendidos sejam exatamente como descritos e tome imediatamente. Essa reclamação pode fazer com que sua conta Amazon seja suspensa e até banida.
Feedback Negativo: O feedback do vendedor da Amazon não deve ficar abaixo de 90% e o ideal é que o negativo não passe de 3%. A Amazon é focada nos clientes, e por isso o feedback é importante e você deve fazer de tudo para fazer boas vendas.
E o que fazer depois das reclamações?
É importante procurar entender o motivo pelo qual elas aconteceram e o mais importante: não deixar que isso aconteça de novo.
Reclamações acontecem, mas se feitas com frequência em seu perfil, a Amazon pode entender que algo não está seguindo conforme as regras.
Infelizmente pode acontecer de uma reclamação evoluir para uma suspensão da conta da Amazon, e nesses casos, é importante agir com cuidado e tentar reverter a situação dentro do que a Amazon permite.
Antes de tudo, se sua conta Amazon foi suspensa, você precisa entender o motivo que levou à suspensão, por exemplo o excesso de reclamações ou pela violação de alguma outra política. Descobrir esse motivo é um passo importante e que pode facilitar muito o processo para reativar sua conta.
Após descobrir o motivo, é hora de agir. Você deverá enviar um Plano de Ação em até 17 dias. No Plano de Ação você deverá deixar bem claro como resolverá o problema que causou sua suspensão. Enviar uma Plano ineficaz ou mal elaborado pode piorar sua situação com a Amazon, então não arrisque enviar de qualquer forma, pois isso pode ser muito prejudicial.
Não se preocupe, a Web Sellers tem a experiência que você precisa para reativar sua conta sem preocupações e da forma mais rápida possível. Seguindo todos os passos com cautela e atenção, você terá sua conta de volta!
Além disso podemos te ajudar com uma consultoria completa para alavancar suas vendas em qualquer plataforma ou Market Place.
Comments